curriculum vitae

 
© Pedro Santasmarinas | 2019

© Pedro Santasmarinas | 2019

 
 

FORMAÇÃO

2016 - Workshop O Actor e a Neutralidade, orientado por Nuno Pino Custódio

2015 - Workshop Voz e Oralidade, orientado por Miguel Loureiro

2015 - Workshop O Actor e a Neutralidade, orientado por Nuno Pino Custódio

2015 - Laboratório da Palavra Dita, orientado por Natália Luíza

2014 - Inicia a Licenciatura em Estudos Clássicos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

2014 - Workshop Técnica da Máscara, orientado por Filipe Crawford

2013 - Workshop O Actor e a Neutralidade, orientado por Nuno Pino Custódio

2012 - Workshop de Voz e Locução, orientado por Luís Madureira

2012 – Workshop de Mimo de Acção, orientado por Bruno Martins

2011 - Termina o Curso de Interpretação na Academia Contemporânea do Espectáculo

2011 – Master Class sobre o Método de Stanislavski, orientada por Robert Castle

2010 - Workshop sobre Nelson Rodrigues, orientado por Daniel Hertz

2006 - Workshop de Máscara Neutra, orientado por Kuniaki Ida

2006 - Workshop de Clown, orientado por Sandra Mladenovic

2006 - Workshop de Critica Teatral, orientado por Tito Lívio

2005 - Workshop de Voz, orientado por Teresa Lima

TEATRO

2022 - Assume a direcção artística do Teatro Oficina, em Guimarães, por um ano.

2021 - Cria (escreve, dirige e interpreta) o espectáculo “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”, produzido pela Cassandra, em co-produção com 23 Milhas, Fundação Centro Cultural de Belém, A Oficina, Cine-teatro Louletano, Teatro Académico Gil Vicente, Teatro do Noroeste /Centro Dramático de Viana, Teatro Municipal Baltazar Dias, Teatro Nacional São João, Teatro Viriato e residência de co-produção com O Espaço do Tempo.

2021 - Escreve e dirige o espectáculo “Cada um sabe onde lhe aperta o seu sapato”, no Museu do Calçado de São João da Madeira, integrado no Projecto Interferências 1.0, do Teatro da Didascália.

2020 - Escreve o espectáculo “Projecto Escola”, encenado por António Júlio, produzido pelo Teatro do Bolhão, e apresentado na Escola Infante D. Henrique.

2020 - Funda a estrutura de criação artística Cassandra.

2020 - Integra o elenco do espectáculo “Catarina e a beleza de matar fascistas”, de Tiago Rodrigues, produzido pelo TNDMII, em co-produção com BIT-Bergen, Centro Cultural Vila Flor, Comèdie de Caen, Emilia Romagna, Le Trident - Scène-nationale de Cherbourg, Maison de la Culture d'Amiens, Teatro Nacional da Croácia, Teatro Fondazione, Théâtre Garonne, Théâtre de Liège, Teatro di Roma, Wiener Festwochen.

2020 - Integra o elenco de digressão desse ano do espectáculo “Sopro”, de Tiago Rodrigues, produzido pelo TNDMII (2017), em co-produção com ExtraPôle Provence-Alpes-Côte d’Azur, Festival d’Avignon, Théâtre de la Bastille, La Criée Théâtre national de Marseille, Le Parvis Scène nationale Tarbes Pyrénées, Festival Terres de Paroles Seine-Maritime – Normandie, Théâtre Garonne scène européenne, Teatro Viriato.

2019 - Co-cria e co-dirige o espectáculo “Little B”, juntamente com Ana Vitorino, Carlos Costa e Mário Moutinho, produzido por Visões Úteis, em co-produção com Teatro Municipal do Porto, Teatro Diogo Bernardes e Teatro Académico de Gil Vicente.

2019 - Escreve e dirige o espectáculo “Agora Como Nunca”, para a Prova de Aptidão Profissional dos alunos finalistas da Academia Contemporânea do Espectáculo 2018/2019. 

2019 - Cria (escreve, dirige e interpreta) o espectáculo “Todos Os Dias Me Sujo De Coisas Eternas”, apresentado no programa Cultura em Expansão. 

2019 - Dirige o concerto encenado “Rei Lear”, co-produzido por Toy Ensemble e Centro Cultural de Belém, com estreia nos Dias da Música de Belém 2019.

2019 - Integra o elenco do espectáculo “O Resto Já Devem Conhecer do Cinema”, de Martin Crimp, trad. Isabel Lopes, co-encenado por Nuno Carinhas e Fernando Mora Ramos, produzido pelo Teatro Nacional São João, em colaboração com o Teatro da Rainha.

2019 - Dirige a leitura encenada “As Suplicantes”, de Ésquilo, no Teatro Viriato, Viseu, no âmbito do projecto Noite Fora. 

2018 - Integra o elenco do espectáculo “Uma Noite no Futuro”, com textos de Gil Vicente e Samuel Beckett, dramaturgia de Pedro Sobrado e Nuno Carinhas, com encenação de Nuno Carinhas, produzido pelo Teatro Nacional São João, apresentado no TeCA e no Teatro Municipal Joaquim Benite (2019).  

2018 - Integra a leitura encenada por Sara Carinhas, “Meninas Exemplares”, com textos de Maria Velho da Costa, no Teatro Nacional São João. 

2018 - Faz assistência de encenação a Nuno Carinhas no espectáculo “Otelo”, de William Shakespeare, produzido pelo Teatro Nacional São João. 

2018 - Cria (escreve, dirige e interpreta) o espectáculo “Teoria das Três Idades”, produzido pelo Teatro Experimental do Porto, com estreia e co-produção do Teatro Municipal Rivoli, no âmbito da programação do FITEI. Apresentado ainda em Viseu (CMIA, 2019) e Lisboa (TNDMII, no ciclo Recém-Nascidos, 2019).

2018 - Dirige os concertos encenados “Trilogia das Barcas”, co-produzido por Toy Ensemble e Centro Cultural de Belém, com estreia nos Dias da Música de Belém 2018.

2018 - Faz assistência de encenação a Gonçalo Amorim, e co-cria o espectáculo “Maioria Absoluta”, produzido pelo Teatro Experimental do Porto e apresentado no Teatro Municipal Campo Alegre.

2017 - Integra o elenco do espectáculo “A Tecedeira que Lia Zola”, de Gonçalo Amorim, produzido pelo Teatro Experimental do Porto e apresentado no Teatro Municipal Rivoli. O espectáculo fez digressão a Aveiro (Teatro Aveirense, 2018); Faro (Teatro das Figuras, 2018); Lisboa (TNDMII, 2018) e Porto (Teatro Municipal Campo Alegre, 2018). 

2017 - Integra o elenco do espectáculo “Macbeth”, de William Shakespeare, encenação de Nuno Carinhas, produzido e apresentado no TNSJ em 2017 e 2018, com digressão ao TNDMII e Teatro Municipal Joaquim Benite. 

2017 - Integra o elenco do espectáculo “O Grande Tratado de Encenação”, de Gonçalo Amorim e Rui Pina Coelho, encenado por Gonçalo Amorim, produzido pelo Teatro Experimental do Porto e apresentado no Cine-Teatro Municipal Constantino Nery. O espectáculo fez digressão a Viana do Castelo (Teatro Sá de Miranda, 2017), Lisboa (TNDMII, 2018) e Porto (Teatro Municipal Campo Alegre, 2018).

2016 - Integra o elenco do espectáculo “Os Últimos Dias da Humanidade”, de Karl Kraus, co-encenado por Nuno Carinhas e Nuno M. Cardoso, e produzido pelo TNSJ, e apresentado também em Lisboa, no TNDMII. 

2016 - Integra o elenco do espectáculo "A Lição", de Ionesco, encenado por Miguel Seabra, produzido pelo Teatro Meridonal, com estreia no Festival de Almada 2016.

2016 - Integra o elenco do espectáculo "Espólios", de Joana Craveiro, co-produzido pelo TNSJ e pelo Teatro do Vestido.

2016 - Co-cria e interpreta o espectáculo "O Medo e a Coragem", com Nuno Figueira e Sá, para o Serviço Educativo da Culturgest.

2015 - Integra o elenco do espectáculo "NEVA", de Guillermo Carderón, encenado por João Reis, co-produção TNSJ e O Lince Viaja, apresentado no TeCA (2015 e 2016), Teatro Municipal São Luiz e Théâtre National du Luxembourg (2016).

2015 - Concebe a dramaturgia do espectáculo "As Coisas Pelos Nomes", produzido pela Carruagem, que ganhou a Bolsa de Apoio à Itinerância 2015 da Fundação GDA.

2014 - Integra o elenco do espectáculo "Mimesis Mortalis", de Raimundo Cosme, produzido pela Plataforma 285, inserido na programação do Festival Temp d’Images 2014. 

2014 - Co-cria e interpreta o espectáculo "Pega-Monstros", produzido pela Carruagem, no âmbito do serviço educativo Carruagem Vai à Escola.

2014 - Co-funda a companhia "Carruagem - Tráfego de Ideias" em conjunto com mais dois criadores: André Santos e Diana Barnabé.

2014 - Integra o elenco do espectáculo "Isto Não É Uma Praxe", de Marcantonio Del Carlo e produzido pelo Centro Cultural da Malaposta.

2014 - Faz assistência ao espectáculo "Até Comprava o Teu Amor”, de Joana Craveiro, co-produzido pelo Teatro do Vestido e Teatro Nacional São João

2013 - Integra o elenco de "O Saldado Fanfarrão", de Plauto, encenado por Marco Medeiros e produzido pelo Palco13.

2012 - Escreve e dirige a micropeça "As Coisas Pelos Nomes", no Teatro Rápido.

2012 – Inaugura o Teatro Rápido com a micropeça “O Coro dos Amantes a Caminho do Hospital”, de Tiago Rodrigues, encenado por Joaquim Nicolau.

2012 - Faz assistência ao espectáculo "Esta é a minha cidade e eu quero viver nela", de Joana Craveiro, co-produzido pelo Teatro do Vestido e Teatro Nacional São João.

2011 – Integra o elenco na estreia nacional da peça “Flores para Mim”, de Abel Neves, encenada por Natália Luíza e produzida pelo Teatro Meridional.

2011 – Integra o elenco na estreia nacional da peça “Punk Rock”, de Simon Stephens, encenada por Victor Hugo Pontes e produzida pela ACE/Teatro do Bolhão, no contexto de Prova de Aptidão Profissional. 

2010 – Integra o elenco na versão contemporânea de Eduardo Alonso a partir da tragédia “Romeu e Julieta” de William Shakespeare, encenada por Eduardo Alonso e co-produzida pelo Teatro do Bolhão e Teatro do Noroeste. 

CINEMA

2016 - Participa na Curta-Metragem “Descobrindo a Variável Perfeita”, escrita por Tiago Primitivo, realizada por Rafael Almeida e produzida por Arteimanha, seleccionada para o Short Film Corner no Festival de Cannes 2017

2015 - Protagoniza a Curta-Metragem "KURU", realizada por Francisco Antunez e produzida pela Buenos Aires Filmes

2015 - Protagoniza a Curta-Metragem "Marta", realizada por Bernardo Gomes de Almeida e produzida pela Olho-de-Boi Filmes

2014 - Participa na Longa-Metragem "Gelo", realizada por Luís Galvão Teles e produzida pela Fado Filmes

2014 - Participa na Curta-Metragem "Éden", realizada e produzida por Fábio Freitas

2013 - Participa na Curta-Metragem "O Tesouro", realizada por Gonçalo Silva e Marcantonio Del Carlo e produzida pela Rota Diagonal

2012 - Protagoniza a Curta-Metragem "SARA", realizada por Miguel Antunes no âmbito do 48H Film Festival - Lisboa. Vencedora dos prémios de "Melhor Realização","Prémio do Público" e 3olugar no "Prémio MEO"; Vencedora do Prémio do Público no Festival CLAP, assim como o Prémio de Melhor Actriz - Sara Barros Leitão, no mesmo festival.

2012 – Protagoniza a Longa-Metragem “Pecado Fatal”, realizada e produzida por Luís Diogo

2012 – Protagoniza a Curta-Metragem “Manifesto dos Danados”, realizada por João Niza Ribeiro, produzida pela Universidade Católica

2011 – Protagoniza a Curta-Metragem “Weakest Part”, realizada por Bernardo Gomes de Almeida e vencedora da Menção Honrosa no Festival de Curtas–Metragens de Faro.

2009 – Participa na Longa-Metragem “O Cônsul de Bordéus”, realizada por Francisco Manso e produzida pela Take 2000

TELEVISÃO

2021 - Participa no projecto “O Teatro também se Lê”, interpretando o texto “Revolução e Mulheres”, de Maria Velho da Costa, em permanente exibição na RTP Palco.

2021 - Participa na mini-série “O Pio dos Mochos”, integrada no projecto “Contado Por Mulheres”, produzida pela Ukbar Filmes, e realizada por Diana Antunes, a ser transmitida na RTP1

2021 - Participa na série “Causa Própria”, produzida pela Arquipélago Filmes, realizada por João Nuno Pinto, a ser transmitida na RTP1

2017 - Participa na série “Três Mulheres”, produzida pela David&Golias, realizada por Fernando Vendrell, transmitida na RTP1

2016 - Participa na série “Ministério do Tempo”, produzida pela Inizomedia e transmitida na RTP1

2016 - Participa na série "Aqui tão Longe", produzida pela SP e transmitida pela RTP1

2016 - Participa na série "Dentro", produzida pela HOP, a ser transmitida na RTP1

2015 - Participa no telefilme "OFFLINE", produzido pela Academia RTP

2015 - Integra o elenco fixo da telenovela "Poderosas", produzida pela SP Televisão e transmitida na SIC

2014 - Participação especial na telenovela "Jardins Proibidos", produzida pela Plural e transmitida pela TVI

2014 - Integra o elenco fixo da série "Água de Mar", produzida pela CORAL Europa e transmitida pela RTP1

2014 - Participação Especial na série "Bem-Vindos a Beirais", produzida pela SP Televisão e transmitida pela SIC

2014 - Integra o elenco principal da mini-série "Mulheres de Abril", realizada por Henrique Oliveira, produzida pela HOP Filmes e transmitida pela RTP

2013 / 2014 - Integra o elenco fixo da série juvenil "I Love It", produzida pela Plural e transmitida pela TVI

2013 - Integra o elenco da telenovela "Mundo ao Contrário", produzida pela Plural e transmitida pela TVI

2012 – Integra o elenco fixo da telenovela “Doida Por Ti”, produzida pela Plural e transmitida pela TVI

2011 – Participação especial na telenovela “Laços de Sangue”, produzida pela SP Televisão e transmitida pela SIC

2011 – Participação especial na telenovela “Espírito Indomável”, produzida pela Plural e transmitida pela TVI

2009 – Integra o elenco fixo da telenovela “Sentimentos”, produzida pela Plural e transmitida pela TVI

2008 – Integra o elenco fixo da telenovela “Olhos nos Olhos”, produzida pela Plural e transmitida pela TVI

2007 – Integra o elenco fixo da série “Morangos com Açúcar V”, produzida pela Plural e Transmitida pela TVI

DOBRAGENS E LOCUÇÕES

2014 - É a voz da campanha publicitária "MO - Colecção Verão 2014"

2014 - Dobra a série espanhola "O Tempo Entre Costuras"

2013 - É a voz da campanha publicitária "CONTINENTE - Verão Bronzeado", para televisão

2013 - É a voz da campanha publicitária "MODALFA - Sou MO", para rádio

2013 - Dobra o filme "Os Gladiadores"

2012 - Dobra o filme "Astérix e Obélix, ao serviço de Sua Majestade"

2012 - Dobra o filme "Amigos Improváveis"

2011 - Dobra o filme "Os Pinguins do Sr. Popper"

Desde 2010 – Dobra diversas séries e desenhos animados pelo estúdio SomNorte tais como: "Zakumi"; "Scooby Doo"; "Hello Kitty"; "Tweety"; "Teen Wolf"; "Savages", "O Teu Fiel Amiguinho", etc.

PRÉMIOS

2020 - Vence a primeira edição do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II 2019.

2015 - Nomeada para Prémio Áquila Melhor Actriz Secundária de Televisão

2015 - Vence o Prémio de Melhor Actriz no Festival de Cinema Independente de São Paulo

2015 - Nomeada para o Globo de Ouro Melhor Actriz de Cinema, promovido pela SIC/Caras

2015 - Nomeada para o Prémio Sophia Melhor Actriz de Cinema, promovido pela Academia Portuguesa de Cinema

2014 - Nomeada para Prémio Áquila Melhor Actriz Secundária de Televisão, promovido pela Fénix 2014 Associação Cinematográfica e ByronProduções

2014 - Nomeada para Prémio Fantastic Televisão Melhor Actriz, promovido pela Fantastic Televisão

2014 - Nomeada para Prémio CinEuphoria Melhor Actriz de Cinema, competição nacional

2012 - Vence o Prémio de Melhor Actriz no Festival CLAP, de Curtas-Metragens.